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Thor: Love and Thunder e o marketing dentro da fórmula Marvel

A bilionária americana Marvel Studios promete uma produção de excelência com a estreia de Thor: Love and Thunder (Thor: Amor e Trovão). A líder de bilheterias no segmento de super-heróis volta com mais uma aposta de sucesso para compor a 4ª fase da sua história no universo de adaptações dos quadrinhos, aplicando o marketing de sucesso de sempre.

Continuando o ciclo bem sucedido de Taika Waititi – diretor de Thor Ragnarok -, a produção do 4º filme do deus nórdico tenta trazer a mesma mistura de aventura, ação, retorno dos antigos e apresentação de novos personagens e aquele senso de humor que nunca falta nos filmes  da Marvel.

A fórmula Marvel: o método infalível do sucesso

A franquia estadunidense continua investindo no triunfo de suas produções com a aplicação da famosa “fórmula Marvel” e deixa inegável que domina esse segmento cinematográfico, servindo de referência para inúmeras outras franquias e produtoras de alto nível.

A fórmula Marvel contém “ingredientes” que cativam o público e mantém uma legião de fãs fiéis ao longo dos anos. Alguns deles são:

  • A escolha de um elenco de peso em cada produção;
  • Um roteiro que envolve humor, drama, aventura e ação na medida certa;
  • Adaptações quase sempre fiéis aos quadrinhos;
  • Utilização das melhores e mais atuais tecnologias;
  • Empatia e identificação do personagem com o espectador;
  • Universo que mistura fantasia e realidade;
  • A jornada do herói perfeita que conta a história prendendo o espectador do início ao fim.

 

Assim, fica claro que a Marvel não tem essa fama e reconhecimento à toa. A aplicação da fórmula Marvel tem relação direta com as estratégias de marketing empregadas nas produções, promoções e divulgações do catálogo da franquia de super-heróis.

O caminho percorrido pela Marvel Studios ao longo dos anos nos leva a pensar quais pontos principais foram a virada de chave para que a produtora se tornasse uma das maiores referências na indústria de entretenimento a nível global. 

Para tentar desvendar esse mistério, fizemos algumas análises sobre os tipos de estratégias de marketing, inovação e comunicação utilizadas pela gigante do cinema para alcançar tantos públicos e manter a qualidade de suas produções.

Fuga da zona de conforto: ir em lugares onde a concorrência ainda não chegou

Não é novidade que a Marvel sabe se aventurar e explorar novas ideias, de formas que seus concorrentes ainda não fizeram. Um exemplo disso é a criação de um universo interligado  – chamado Marvel Cinematic Universe (MCU) –  onde super-heróis queridos pelo público se encontram em um único filme.

Para contextualizar, a DC Comics, maior concorrente da Marvel Studios nesse segmento, sempre deteve direitos sobre personagens famosos como Batman e Superman, mas nunca havia feito um crossover dos dois juntos. E o que a Marvel fez? Explorou um caminho que a sua rival não soube aproveitar.

O lançamento do primeiro filme de “Os Vingadores” em 2012 foi uma ótima demonstração do que é o MCU e como essa ideia foi ousada quando se trata de quebrar padrões. Colocando 6 heróis em protagonismo em um único filme, a franquia americana inovou, assumiu o risco e acertou: conseguiu um filme com índice altíssimo de aprovação do público (mais de 91%, segundo o site Rotten Tomatoes).

Além de explorar o desconhecido, é importante evitar a banalidade e o simplismo, para que o cliente tenha a percepção de que sempre pode esperar algo novo e diferente da sua empresa e que suas expectativas serão atendidas, fazendo com que ele se mantenha fiel ao seu produto ou serviço.

Diversidade criativa: como se manter no topo com o mesmo segmento

Ainda que a gigante americana seja líder de bilheteria no segmento de super-heróis, ela não para de trabalhar para se manter sempre no auge. Afinal, tão difícil quanto chegar ao ápice do sucesso é permanecer lá. 

Para isso, a Marvel continua se reinventando e aproveitando tópicos atuais e relevantes dentro de suas produções, mesmo que a temática de heróis seja constante e ocorra dentro do mesmo universo fictício.

E como a produtora consegue manter o seu catálogo atualizado e inovador? Investindo na contratação rotativa de profissionais que possuem destaque em outros segmentos e possam trazer diversidade criativa e pluralidade de experiências.

Um exemplo disso é a direção de Taika Waititi, que começou sua jornada dirigindo filmes de comédia e, posteriormente, foi contratado pela Marvel para estar à frente das produções de Thor Ragnarok e Thor: Love and Thunder.

Sair da bolha é uma boa alternativa para auxiliar no processo de inovação e criação. Mesmo que a sua empresa sempre ofereça o mesmo produto ou serviço e já esteja consolidada no mercado, mudar a forma de apresentação e contar com uma equipe diversificada pode fazer com que o cliente tenha uma perspectiva de valor diferente sobre a sua empresa e se mantenha fiel à sua marca.

Conheça o seu público-alvo: valorize a opinião do cliente

Não se engane: o consumidor continua sendo o seu foco principal. Conhecer o perfil do cliente e saber quais são as suas preferências e necessidades são pontos fundamentais para entregar um bom produto ou serviço.

O filme “Homem-Aranha: Sem volta pra casa” é um ótimo exemplo do grande trabalho de customer experience que a Marvel oferece ao seu público. Após uma divulgação pesadíssima e muitas teorias antes do lançamento oficial, a produtora entregou muito mais do que o esperado.

Rankeado como a 6ª maior bilheteria da história, o longa arrecadou mais de 1 bilhão de reais com a sua exibição nas telas, superou as expectativas e trouxe a junção dos 3 personagens principais de universos diferentes que marcaram gerações ao longo dos anos, além de resgatar vilões marcantes para a trama.

Prometendo nada e entregando tudo, o fan service do filme atraiu, conectou e engajou milhares de pessoas, provando mais uma vez que a Marvel não brinca em serviço.

Somado a isso, a Marvel também trabalha com uma estratégia matadora em termos de experiência do cliente: mesmo antes da estreia, os promocionais (trailers, pôsteres oficiais e propagandas) geram uma expectativa no público e aumentam o alcance da produção antes mesmo dela ser lançada.

É simples: nesses casos, a máxima de que “o cliente tem sempre razão” não falha. Cultivar a postura de atender bem o cliente é a chave para uma caminhada de ouro. E como fazer isso?

Esteja atento às críticas e sugestões dos seus clientes. A opinião do consumidor é o que mais importa para a manutenção do seu negócio. Quando o seu cliente percebe que você fez algo pensando nele, isso não só aumenta o valor da sua empresa, como a deixa em destaque no meio da concorrência.

Conclusão

Observamos que as técnicas empregadas pela Marvel mostram como é possível se consolidar no mercado como uma empresa inovadora, arriscando na criatividade e fugindo da zona de conforto do “mais do mesmo”.

Um planejamento bem pensado e executado, a introdução de novos personagens, entrega do fan service, ótimo roteiro, continuidade lógica na história, adaptação precisa e timing perfeito são alguns dos elementos que mantêm os filmes que compõem o MCU na liderança da produção e marketing cinematográfico de excelência.

Por fim, deixamos uma dica de ouro: confie o marketing da sua empresa para quem entende e chame a gente para uma conversa! 

Ah, e não menos importante: aproveite o final de semana para curtir a estreia de Thor: Love and Thunder!

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