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Como a Copa do Mundo influencia as compras no Brasil

A Copa do Mundo de 2022 está mais perto do que nunca e se tem uma coisa que deixa o povo brasileiro feliz, é uma boa copa, regada de jogos emocionantes, confraternizações com família e amigos e aquela velha expectativa do hexa, porque esse ano a gente sabe que vem!

Brincadeiras à parte, sabemos que esse evento movimenta economia e negócios e para 2022 a expectativa é ainda melhor, já que a Copa coincidiu com datas comerciais importantes, como Black Friday e festas de fim de ano.

É certo que mais da metade dos brasileiros pretende acompanhar a Copa, principalmente pelo fato de que o mundial de futebol traz a ideia de volta ao “normal” antes da pandemia que atingiu o mundo inteiro e suspendeu grandes eventos importantes nesse período.

O momento em que a Copa acontecerá neste ano influencia fortemente as compras no país e o comércio brasileiro possui boas expectativas para o segundo semestre de 2022.

O Google realizou uma pesquisa na qual destacou e separou alguns momentos de consumo que representam os comportamentos dos consumidores brasileiros nessa época, aos quais as empresas devem se atentar.

Preparação para assistir aos jogos

Um dos primeiros pontos está diretamente relacionado à compra de produtos eletrônicos. Televisão será o carro-chefe das compras, considerando o fato de que, para assistir ao mundial, muitas pessoas optarão por imagem e som de qualidade, além da telona que impacta a emoção de assistir aos jogos com a família ou amigos.

Para comprar novos produtos, principalmente eletrônicos que possuem valor elevado, os brasileiros costumam fazer pesquisas de preços em sites comparativos, como Zoom e Buscapé, e essa procura geralmente inicia no começo do segundo semestre do ano e vai até meados de outubro, onde algumas promoções já estão surgindo como aquecimento para a Black Friday, que acontece em novembro.

Os pré-jogos e o clima de festa

Seguidas das compras de eletrônicos estão as compras de acessórios ligados à Copa do Mundo. Nesse caso, as compras se concentram desde o começo de julho até novembro, mês oficial de abertura da Copa, e a maior busca é por planos de internet, acessórios, objetos de decoração, camisas da seleção, artigos esportivos e bandeiras do Brasil.

Outra grande promessa de movimentação de mercado é o álbum de figurinhas da Copa, já que os colecionadores estão sedentos para completar os álbuns e de quebra ainda trocar figuras com os amigos fanáticos por futebol.

Aqui, as pessoas já estão no clima do mundial e muito mais empolgadas para o evento. Afinal, quem não quer assistir aos jogos do nosso Brasil totalmente caracterizado de verde e amarelo, as cores oficiais do país, com um álbum de figurinhas completo? Mais torcedor do que isso, impossível.

Celebração dos jogos: chegou a hora de sentar e assistir

Quando começam os jogos da Copa, o mercado com maior fluxo de vendas sem dúvidas é o de alimentos e bebidas. 

No Brasil, é uma tradição sentar ao redor da televisão com amigos e família para assistir aos jogos, sempre regado de bons petiscos e bebidas. Por isso, esse ramo de vendas também será bem explorado na época do mundial.

E como fazer isso no setor de alimentos? Otimize e aprimore os serviços de entrega que será um grande aliado nos dias de jogos. Além disso, ofereça descontos, códigos personalizados de acordo com a Copa, cupons, entre outras estratégias.

Ainda, preze pelas entregas rápidas e eficientes. Pense na experiência do usuário e no fato de que ele não quer gastar tempo enquanto espera a entrega de uma comida ou bebida por um período muito longo que pode atrapalhá-lo na hora do jogo.

Como desenvolver estratégias de negócios para melhorar as vendas na Copa

Para expandir as vendas, sua empresa deve avaliar a flexibilidade dos horários de acordo com os jogos. Por exemplo, se as pessoas passam tempo em casa assistindo a um jogo ou confraternizando, as chances de compra de produtos que não tenham relação com os jogos são menores.

Logo, é essencial que a empresa faça uma boa comunicação por dispositivos móveis, investindo em vendas online. Os anúncios em redes sociais, por exemplo, possuem melhor desempenho e mais probabilidade das pessoas prestarem atenção e comprarem algo.

Outra solução para alavancar as vendas é vincular campanhas com a Copa do Mundo e chamar a atenção do consumidor. Ações promocionais que envolvem referências como placar de jogos, nomes de produtos com nomes de jogadores ou dos países, utilização de imagens que se relacionem com a Copa, como bolas, traves ou campos de futebol, entre outras opções.

Contudo, tenha cuidado para não ultrapassar os limites dos direitos autorais e registros de marca da Copa do Mundo ou da FIFA.

No mais, use a criatividade para engajar o seu público nas vendas, mas não deixe de lado a estratégia comercial. Lembre-se: sua empresa deve vestir a camisa e abraçar o evento. Isso trará bons resultados para o seu negócio e uma ótima imagem para a sua empresa.

Por fim, é importante lembrar que o segundo semestre de 2022 vai girar em torno da Copa do Mundo, então, a sua empresa pode e deve entrar nessa onda, seguindo o velho ditado popular “se não pode ir contra, junte-se a eles”.

Esse é o nível de empolgação que a gente espera para essa Copa!

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