Se tem uma coisa que o brasileiro sabe é fazer meme. O famoso bordão “o brasileiro tem que ser estudado” é muito real nos dias de hoje, principalmente se levado em consideração que a população brasileira tem um grande senso de humor e criatividade. No marketing digital para empresas não poderia ser diferente.
Melhor do que criar memes só para postar nas redes sociais é utilizá-los como estratégia de marketing na sua empresa. Hoje em dia, o poder do alcance das redes sociais é indiscutível, e saber usar isso ao seu favor é essencial para alcançar um público cada vez maior e trazer clientes para a sua empresa.
Conceito, origem do meme e o museu de memes
Um meme nada mais é do que uma brincadeira dentro de um contexto, seja uma imagem, vídeo ou frase recriada pelo usuário de uma rede social com um novo contexto. Na maioria das vezes, quando alguém recria um meme, utiliza um idioma próprio e específico da linguagem no meio digital.
Agora, você sabia que os memes não são recentes? Apesar de terem se popularizado com a internet, eles não surgiram online.
O termo meme foi utilizado lá nos anos 70 pelo cientista Richard Dawkins, autor do livro “O Gene Egoísta”. Na obra, Dawkins escreve que, da mesma forma que os genes se reproduzem por gerações, as ideias e comportamentos de acordo com a cultura também são propagadas e permanecem entre as pessoas.
Assim, Dawkins define o meme como uma informação social: as pessoas compartilham assuntos entre si e o próximo segue imitando o processo. E com os memes não é diferente: você faz um, seu amigo replica outro, e por aí vai.
Curiosidade: a palavra meme é uma abreviação de “mimeme”, palavra grega que significa imitação. Legal, né?
Geralmente, os memes ficam populares quando são engraçados ou quando fazem algum sentido para a pessoa que o viu.
Importante lembrar: meme não é sinônimo de viral. E qual a diferença entre eles? Um viral é um conteúdo que uma pessoa compartilha várias vezes sem alterá-lo – você copia, cola, envia e ele viraliza – pode ser um link de um vídeo no youtube, por exemplo.
Já os memes são alterados, porque a audiência é ativa e faz a sua própria versão de um meme que está em alta, conforme cada pessoa se identifica. E outra, o meme nem sempre viraliza, pois ele pode fazer sentido apenas pra um pequeno grupo de pessoas.
E além de ser uma fábrica de memes, o Brasil não brinca em serviço: o 1º museu de memes do mundo é brasileiro, criado pela Universidade Federal Fluminense (UFF).
É possível usar memes dentro do marketing digital?
A resposta é: sim, com certeza! Essa é uma estratégia de marketing digital dentro do marketing de conteúdo, utilizada por grandes empresas para aumentar o alcance de uma marca dentro das mídias sociais.
A criação e compartilhamento de um meme traz a receita perfeita de humor e empatia que une as pessoas, gerando uma comunicação comum com o público-alvo de uma empresa.
Algumas empresas de grande porte apostam no uso de memes para criar e estreitar relações com seus consumidores, de forma a não só propagar a sua marca, mas gerar identificação com o cliente.
A Netflix é um grande exemplo. Com redes sociais descontraídas, a plataforma de streaming se mantém sempre atualizada com as tendências e assuntos do momento, produzindo e reproduzindo memes que atraem e conectam o seu público.
Uma estratégia de marketing da Netflix com meme que deu muito certo foi a divulgação da quarta temporada da série Orange is The New Black, com a participação da brasileira Inês Brasil em um vídeo dentro do presídio que era o cenário principal da série, em uma conversa com a protagonista interpretada pela atriz Taylor Schilling.
Também não poderíamos deixar de mencionar o meme da famosa guerra do ovomaltine entre Bob’s e McDonald’s. Na época, o Bob’s perdeu o direito de usar a marca ovomaltine e o McDonald’s não perdeu tempo em lançar um milk-shake com o mesmo sabor.
O resultado foi uma guerra de memes entre as concorrentes, com direito à “contra campanha” do Bob’s que chamava o sorvete do “Méqui” de #milkfake:
E para melhorar, a rede Giraffas não quis ficar de fora e também entrou na brincadeira para alfinetar ambas as gigantes de fast-food:
No final das contas, até o KFC e o Burger King se envolveram na “guerra” digital. O resultado foi: engajamento e conexão do público e o impulsionamento das vendas de todas as redes de fast-food.
Esses são alguns exemplos de memes utilizados como estratégias de marketing digital para atrair e conectar o público e, consequentemente, gerar mais vendas. E como aplicar isso de forma correta no seu negócio? É o que vamos te contar.
Como usar os memes de forma correta no marketing da sua empresa?
Para atrair e gerar conexão com a sua audiência, é importante se comunicar de maneira empática, verdadeira e o mais humanizada possível. Para isso, ao utilizar memes nas suas mídias sociais como estratégia de marketing, tenha em mente alguns pontos essenciais que devem ser analisados, dentre eles:
1. Saiba qual linguagem utilizar – para quem e com quem você está falando
Os memes são legais e descontraídos, por isso é importante saber quem é o seu público e qual o tipo de linguagem que será utilizada. Por exemplo, se você tem uma empresa de plano de saúde para idosos, a sua clientela não saberá quais as expressões e bordões que estão em alta no twitter.
Então, avalie se o seu público está aberto ao tipo de comunicação utilizado em um meme que você vai criar ou reproduzir.
2. Analise o perfil da sua empresa
A sua empresa é mais séria ou mais descontraída? Qual o tipo de produto ou serviço que você oferece? Essa é uma avaliação essencial a se fazer na hora de criar um meme, pois, caso ele não esteja coerente com a sua marca, pode afastar as pessoas ao invés de atraí-las.
Ainda, nunca use memes para falar de um assunto sério. Isso tira a credibilidade do seu negócio e pode te fazer perder seguidores e clientes no processo.
3. Aproveite o timing certo
Para criar ou replicar um meme, você precisa ser rápido e estar atento às tendências nas redes sociais. Olhe sempre as hashtags em alta, trending topics do twitter e notícias recentes. Afinal, ninguém quer perder a piada, né?
Além disso, não faça só por fazer. Não é porque todo mundo está replicando um meme que você deve segui-lo. Aquele assunto deve fazer sentido para a sua empresa e deve comunicar primeiro com a sua marca e o seu negócio antes de ser jogado para o público. Por isso, use os memes de forma pontual e contextualizada.
4. Seja cuidadoso ao postar um meme
Evite cometer erros e gafes que façam a sua empresa perder seguidores ou clientes. Nunca deixe que a mensagem do meme abra margens para más interpretações da audiência – isso pode prejudicar o seu negócio.
5. Acompanhe as métricas
Avalie o conteúdo, o contexto e poste se fizer sentido. Após, analise os resultados. Aquela postagem com meme trouxe mais seguidores para a sua empresa ou os seus números caíram? Quantas interações tiveram nesse post com meme em comparação a outros?
Observe a taxa de engajamento e a identificação do público. Isso será um fator essencial para saber se a sua empresa pode continuar explorando esse tipo de conteúdo.
6. Não sature a sua página de memes
Por fim, nunca deixe os memes saturarem ou lotarem a página da sua rede social. O marketing de conteúdo tem o intuito de educar e atrair a audiência pelo produto ou serviço, não só pelas piadas. Mais importante do que trazer o consumidor para perto é perpetuar a relação dele com a sua empresa.
Se o seu cliente sente que a sua página só tem piadas, ele vai entender que você não tem nada mais a oferecer e, portanto, não vai se interessar pelo que você vende, mas somente pelo conteúdo engraçado que você gera. Esse não é o seu foco principal.
Conclusão
Ao reproduzir memes como estratégia de marketing digital, saiba criar uma conexão com o seu público. Gere intimidade e confiança com o consumidor e estreite o relacionamento cliente-empresa. Assim, a sua audiência deixa de ser apenas passiva e vira ativa, passando de seguidor para cliente fiel.
Lembre-se: quando você se comunica de forma humanizada e empática, o consumidor se identifica, se conecta, interage e se torna mais próximo da sua marca. Essa aproximação deve ser sempre natural e não forçada, pois você quer manter o cliente, e não perdê-lo.
Agora que você já sabe o poder dos memes no marketing digital, que tal aplicar essa estratégia dentro da sua empresa? Fale conosco para melhorar o posicionamento da sua empresa nas mídias sociais.