Que o atendimento comercial pelo Whatsapp não é um diferencial e sim obrigatório, todo mundo já sabe! Vender pelo Whatsapp, tirar dúvidas e fazer orçamentos em minutos é essencial para os consumidores hoje em dia, especialmente aqui no Brasil. E temos dados (prints) para comprovar!
De antemão, os brasileiros são os que mais gastam tempo em aplicativos no mundo todo, com a média de 5,4 horas diariamente*. Isso é sério! Passamos quase um quarto do nosso dia rolando o feed, curtindo, comentando e mandando mensagem.
Portanto, já parou para pensar como sua marca pode aproveitar isso? Explorando o 4º aplicativo mais usado no mundo atualmente: o Whatsapp. Você já deve ter notado que as vendas são bem mais rápidas e práticas por lá.
Dessa forma, o time da Shoot separou 10 dicas para ajudar sua empresa a vender pelo Whatsapp. Confira:
1. Tem que ter Whatsapp Business, né?
Primeiramente, o whatsapp comercial é o 1º e mais importante passo para otimizar a rotina, passar credibilidade e aproveitar os recursos extras oferecidos pelo aplicativo. Para ter uma conta é só disponibilizar um chip, baixar o app gratuito “Whatsapp Business” no celular e cadastrar a conta comercial nas configurações daquele número.
2. Atualize as informações do seu perfil e seu catálogo
No Whatsapp Business, é possível incluir site, redes sociais, descrição da empresa, a logotipo nas imagens para whatsapp, o horário de funcionamento e outras funcionalidades muito importantes e úteis para a empresa nesse sentido.
Além disso, é possível cadastrar os seus produtos em um catálogo personalizado, incluindo nome, descrição, fotos e preço. Dessa forma, fica mais fácil enviar o cardápio, estoque e outras informações semelhantes.
3. Conecte o Whatsapp Web no computador da empresa
Utilizar o Whatsapp Web vai facilitar o contato instantâneo com o cliente, além do acesso a fotos, vídeos e informações. Portanto, se conectando sempre, seus clientes vão valorizar a marca ao perceber que você está sempre disponível para atendimento.
4. Organize os clientes e contatos em tags
Quantas vezes sua equipe já se perdeu nas mensagens do Whatsapp, sem saber quem falta responder, cobrar, acompanhar e fazer o pós-venda?
Com as etiquetas (tags), é possível organizar todos os clientes da maneira mais útil para o seu negócio, selecionando os usuários para uma espécie de “lista de transmissão” (leia o próximo tópico) que só sua marca tem acesso.
Para que você entenda, um exemplo para selecionar os clientes em etiquetas:
- Cliente novo
- Falta retorno
- Falta pagamento
- Comprou em 07/21
- Teve problemas
5. Responda os clientes com agilidade
Provavelmente você já ouviu relatos de pessoas que querem uma informação o mais rápido possível e se deparam com o “visto por último” há horas atrás. Aproveite as dicas anteriores e lembre-se de evitar esse tipo de situação constrangedora.
6. Crie listas de transmissão
Elas são o formato mais “educado” de manter o contato recorrente com os clientes sem precisar incluí-los nos grupos tradicionais. Logo depois de organizar os contatos, as listas são excentes opções de acompanhamento e constância. É possível criar grupos e enviar mensagens que serão entregues simultaneamente para todos os contatos em modo privado.
Dessa forma, eles não precisam receber mensagens de grupo ou ter acesso aos dados de outros clientes. O melhor: você pode personalizar as mensagens e enviar para todos sem que eles saibam!
7. Faça um planejamento de conteúdos para o Whatsapp
Assim como nas outras redes sociais, explorar conteúdos recorrentes é importante para reforçar sua marca para o público. Dentre as nossas sugestões estão: divulgar promoções, lançamentos, dicas e informações relevantes…
Como sempre falamos, criar uma rotina e estar sempre presente no dia a dia dos clientes é essencial para fidelização e reputação da empresa. Portanto, não deixe de aparecer no aplicativo que (provavelmente) é o que mais prende a atenção deles.
8. Aproveite o status para compartilhar a rotina
Não só os stories do Instagram e do Facebook são uma ótima oportunidade para aparecer de forma mais humanizada e mostrar detalhes momentâneos. Ou seja, o status do Whatsapp é um espaço legal e que chama a atenção dos contatos.
Como conteúdos, sua marca pode apresentar colaboradores, mostrar a loja em mais detalhes, falar sobre o estoque/cardápio e focar no “dia a dia/ making off”.
9. Facilite o pagamento
Se os clientes buscam facilidade e rapidez, de nada adianta problematizar o pagamento com a chegada do Pix. Sendo assim, tudo ficou mais fácil. Além disso, existem outras ferramentas como o Facebook Pay, que oferece o pagamento direto pelo Whatsapp, ou plataformas como o Paypal.
10. Divulgue o Whatsapp nos outros canais de contato
Por último mas não menos importante, já percebeu que criar uma rede de contatos e se dedicar ao Whatsapp só vai aumentar as possibilidades de vender mais? Por isso, não deixe de divulgar nos outros canais de contato como Instagram, Facebook e outros.
Enfim, gostou desse conteúdo? Continue acompanhando o blog da Shoot e saiba muito mais sobre o universo do Marketing 360º. Qualquer dúvida é só falar conosco.
Uma resposta
Muito legal! Parabéns galera <3