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10 Dicas para vender pelo Whatsapp

Que o atendimento comercial pelo Whatsapp não é um diferencial e sim obrigatório, todo mundo já sabe! Vender pelo Whatsapp, tirar dúvidas e fazer orçamentos em minutos é essencial para os consumidores hoje em dia, especialmente aqui no Brasil. E temos dados (prints) para comprovar!

De antemão, os brasileiros são os que mais gastam tempo em aplicativos no mundo todo, com a média de 5,4 horas diariamente*. Isso é sério! Passamos quase um quarto do nosso dia rolando o feed, curtindo, comentando e mandando mensagem.

Portanto, já parou para pensar como sua marca pode aproveitar isso? Explorando o 4º aplicativo mais usado no mundo atualmente: o Whatsapp. Você já deve ter notado que as vendas são bem mais rápidas e práticas por lá.

Dessa forma, o time da Shoot separou 10 dicas para ajudar sua empresa a vender pelo Whatsapp. Confira: 

1. Tem que ter Whatsapp Business, né?

Primeiramente, o whatsapp comercial é o 1º e mais importante passo para otimizar a rotina, passar credibilidade e aproveitar os recursos extras oferecidos pelo aplicativo. Para ter uma conta é só disponibilizar um chip, baixar o app gratuito “Whatsapp Business” no celular e cadastrar a conta comercial nas configurações daquele número.

2. Atualize as informações do seu perfil e seu catálogo 

No Whatsapp Business, é possível incluir site, redes sociais, descrição da empresa, a logotipo nas imagens para whatsapp, o horário de funcionamento e outras funcionalidades muito importantes e úteis para a empresa nesse sentido.

Além disso, é possível cadastrar os seus produtos em um catálogo personalizado, incluindo nome, descrição, fotos e preço. Dessa forma, fica mais fácil enviar o cardápio, estoque e outras informações semelhantes.

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Com as etiquetas, é possível organizar seus contatos e manter um contato frequente.

3. Conecte o Whatsapp Web no computador da empresa

Utilizar o Whatsapp Web vai facilitar o contato instantâneo com o cliente, além do acesso a fotos, vídeos e informações. Portanto, se conectando sempre, seus clientes vão valorizar a marca ao perceber que você está sempre disponível para atendimento.

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O catálogo do Whatsapp Business é útil para o cliente ter acesso a todos os produtos e serviços.

4. Organize os clientes e contatos em tags

Quantas vezes sua equipe já se perdeu nas mensagens do Whatsapp, sem saber quem falta responder, cobrar, acompanhar e fazer o pós-venda?

Com as etiquetas (tags), é possível organizar todos os clientes da maneira mais útil para o seu negócio, selecionando os usuários para uma espécie de “lista de transmissão” (leia o próximo tópico) que só sua marca tem acesso.

Para que você entenda, um exemplo para selecionar os clientes em etiquetas:

  • Cliente novo
  • Falta retorno
  • Falta pagamento
  • Comprou em 07/21
  • Teve problemas

5. Responda os clientes com agilidade

Provavelmente você já ouviu relatos de pessoas que querem uma informação o mais rápido possível e se deparam com o “visto por último” há horas atrás. Aproveite as dicas anteriores e lembre-se de evitar esse tipo de situação constrangedora.

6. Crie listas de transmissão

Elas são o formato mais “educado” de manter o contato recorrente com os clientes sem precisar incluí-los nos grupos tradicionais. Logo depois de organizar os contatos, as listas são excentes opções de acompanhamento e constância. É possível criar grupos e enviar mensagens que serão entregues simultaneamente para todos os contatos em modo privado.

Dessa forma, eles não precisam receber mensagens de grupo ou ter acesso aos dados de outros clientes. O melhor: você pode personalizar as mensagens e enviar para todos sem que eles saibam!

7. Faça um planejamento de conteúdos para o Whatsapp

Assim como nas outras redes sociais, explorar conteúdos recorrentes é importante para reforçar sua marca para o público. Dentre as nossas sugestões estão: divulgar promoções, lançamentos, dicas e informações relevantes…

Como sempre falamos, criar uma rotina e estar sempre presente no dia a dia dos  clientes é essencial para fidelização e reputação da empresa. Portanto, não deixe de aparecer no aplicativo que (provavelmente) é o que mais prende a atenção deles.

8. Aproveite o status para compartilhar a rotina

Não só os stories do Instagram e do Facebook são uma ótima oportunidade para aparecer de forma mais humanizada e mostrar detalhes momentâneos. Ou seja, o status do Whatsapp é um espaço legal e que chama a atenção dos contatos.

Como conteúdos, sua marca pode apresentar colaboradores, mostrar a loja em mais detalhes, falar sobre o estoque/cardápio e focar no “dia a dia/ making off”.

9. Facilite o pagamento

Se os clientes buscam facilidade e rapidez, de nada adianta problematizar o pagamento com a chegada do Pix. Sendo assim, tudo ficou mais fácil. Além disso, existem outras ferramentas como o Facebook Pay, que oferece o pagamento direto pelo Whatsapp, ou plataformas como o Paypal.

10. Divulgue o Whatsapp nos outros canais de contato 

Por último mas não menos importante, já percebeu que criar uma rede de contatos e se dedicar ao Whatsapp só vai aumentar as possibilidades de vender mais? Por isso, não deixe de divulgar nos outros canais de contato como Instagram, Facebook e outros.

Enfim, gostou desse conteúdo? Continue acompanhando o blog da Shoot e saiba muito mais sobre o universo do Marketing 360º. Qualquer dúvida é só falar conosco.

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